“Possamos nós receber a transmissão completa das bênçãos do corpo, da palavra e do espírito do Mestre de Diamante! ”

Guru Rinpoche (esta escultua encontra-se no Kadro Ling Três Corôas-RS)
O Lama Brasileiro
Chagdud Tulku Rinpoche (Tromtar, Tibete, 12 de agosto 1930 — Três Coroas, 17 de novembro de 2002) foi um lama da escola Nyingma de Budismo Vajrayana tibetano, reconhecido como o décimo-quarto renascimento do abade do mosteiro de Chagdud, o Chagdud Gonpa, no Tibete e, possivelmente, um terton, isto é, um descobridor de tesouros da prática budista.
Em 1995, Chagdud Tulku Rinpoche estabeleceu-se no Brasil, construindo um centro de budismo tibetano no município de Três Coroas, denominado Chagdud Khadro Ling, além de fundar outros centros e grupos de prática no país.
O nome Chagdud vem de Chag, ferro e Dud, nó, relembrando o primeiro abade, Sherab Gyaltsan, que deu o nome ao mosteiro, pois era capaz de dar um nó em uma espada. Segundo relatos originários do Tibete, Chagdud Tulku Rinpoche era capaz de realizar essa mesma proeza em sua juventude.
O nome Tulku (transliterado do tibetano como sprul sku) é um título que significa encarnado, renascido num corpo material, correspondendo ao sânscrito nirmanakaya, indicando que o renascimento do lama Chagdud deu-se por sua escolha, em benefício de todos os seres sencientes.
O nome Rinpoche também é um título que significa "precioso", indicando o grau de compaixão e sabedoria que o lama manifesta por seus sucessivos renascimentos. Padmasambhava, o mestre indiano que leva ao Tibete o budismo Vajrayana no século VIII, torna-se conhecido como Guru Rinpoche, "Guru Precioso".
Outro nome de Chagdud Tulku Rinpoche é Padma Gargyi Wangkhyuk, que significa "O Senhor da Dança".
Informação rtirada da Wikipédia
Nenhum comentário:
Postar um comentário